"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

sábado, 22 de maio de 2010

Santos que foram Casados

Muitas pessoas pensam que somente, freiras e padres podem ser reconhecidos como santos pela igreja, porém o que poucos sabem é que alguns santos de nossa igreja foram casados, e vivendo nesse chamado do matrimônio conseguiram alcançar a verdadeira santidade.

Relembrando… No Concílio do Vaticano II há uma consideração:
"É evidente que todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade" (Lumen Gentium nº 40).
e nos esclarece ainda mais com essa outra consideração:
"Todos os fiéis cristãos, nas condições, tarefas ou circunstâncias de sua vida, e através disso tudo, dia a dia mais se santificarão, se com fé tudo aceitarem da mão do Pai celeste e cooperarem com a vontade divina, manifestando a todos, no próprio serviço temporal, a caridade com que Deus amou o mundo" (ib. nº 41).

O matrimônio abençoado por Deus é um estado de vida que santifica os cônjuges. Deus concede aos esposos e esposas a graça necessária para que, atendendo aos afazeres e compromissos respectivos, mais e mais se unam ao Senhor e cheguem à perfeição cristã, foi dessa maneira que algumas pessoas casadas foram reconhecidas pela nossa Igreja como santos.
Podemos citar alguns deles:

Maridos Santos:
- Gregório de Nissa (394)
Natural do Ponto, Capadócia, Gregório nasceu por volta de 335. Era irmão de São Basílio. Antes de se tornar bispo de Nissa, Gregório de Nissa foi casado, mas não demorou muito ficou viúvo, quando tudo abandonou para viver na solidão em companhia do irmão Basílio, às margens do rio Íris.Foi sagrado bispo de Nissa por Basílio, que havia assumido na Capadócia a luta contra o arianismo, doutrina que negava a natureza divina de Jesus.
- Paulino de Nola ( 431),
- Estêvão, rei da Hungria (1038),
- Omobono de Cremona (1197),
- Luís IX, rei da França (1272),
Nasceu São Luís no Castelo de Poissy, a 30 quilômetros de Paris, no dia 25 de abril de 1215, quando em toda a Cristandade procissões solenes comemoravam o dia de São Marcos. No dia 27 de maio de 1235, pouco depois de completar 20 anos, casou-se com Margarida, filha mais velha de Raimundo Béranger, Conde de Provence e de Forcalquier, e de Beatriz de Sabóia. Era uma princesa que a graça e a natureza haviam dotado de toda sorte de perfeições, e que lhe daria, ao longo de uma santa e harmoniosa existência, 10 filhos, cinco homens e cinco mulheres. Acompanhou ela o jovem esposo na sua primeira expedição além-mar, e após a morte deste, retirou-se no Mosteiro de Santa Clara, onde terminou seus dias em 20 de dezembro de 1285. Seu corpo, precedido e seguido por pobres, que a chamavam de mãe, foi enterrado em Saint-Denis.
- Nicolau de Flüe, patrono da Suíça (1487),
- Tomás Moro, ministro do rei Henrique VIII da Inglaterra (1535),
- São Pedro, apóstolo
Viúvos Santos:
- Raimundo Zanfogni (1200),
- Henrique de Bolzano (1315),
- Bem-aventurado Bartolo Longo (1926).
Esposas Santas:
- Perpétua de Cartago (202),
- Margarida da Escócia (1093),
- Anna Maria Taigi (1837).
Viúvas Santas:
- Mônica, mãe de S. Agostinho (387),
Mãe de Santo Agostinho. Nasceu em Tagaste (Norte da África) em 332. Com o coração compungente acompanhou a vida dissoluta e dedicada à heresia maniqueísta de seu filho Agostinho. E por ele orava. O grande bispo Santo Ambrósio, que tinha se tornado muito amigo de Agostinho e de sua mãe, teve também um papel muito importante na conversão do futuro doutor da Igreja. Em 386, Agostinho anunciou sua conversão ao cristianismo. Mônica é um modelo para as mães cristãs. Ela provou com a sua fé que " tudo pode ser mudado pela força da oração. " Morreu aos 55 anos. Sobre ela, Santo Agostinho escreveu: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade ".
- Brígida da Suécia (1373),
- Rita de Cássia (1456),
No dia 22 de maio celebramos a vida santa da esposa, mãe, viúva e depois religiosa : Santa Rita de Cássia que tornou-se popular pela sua intercessão em casos impossíveis. Nascida em 1381 de uma pobre família que muito bem comunicou-lhe a riqueza que é viver o Evangelho.  Desde pequena manifestava sua grande devoção a Nossa Senhora, confiança na intercessão de São João Batista e de Santo Agostinho.No coração de Santa Rita crescia o desejo da vida religiosa, porém foi casada pelos pais com Paulo Ferdinando, que de início aparentava de boa índole, porém começou a se mostrar grosseiro, violento e fanfarrão. Santa Rita de Cássia grande intercessora sofreu muito com o esposo, até que este foi assassinado e acabou gerando nos dois filhos gêmeos grande revolta e vontade de vingança. Santa Rita de Cássia se entregava constantemente a oração, e ao testemunho de caridade, tanto que perdoou o esposo e assassinos, mas infelizmente perdeu cedo os filhos. Como viúva conseguiu a graça de entrar na vida religiosa. Chagada, e em meio a novas situações humanamente impossíveis, conseguiu superar com a graça de Deus todos os desafios pela santidade.
- Luísa de Marillac ( 1660),
Casais Santos:
- Henrique Imperador da Alemanha (1024) e Cunegundes,
- Isidoro (1130) e Maria Toribia,
- Lucchese (século XIII) e Buonadonna,

Um comentário:

  1. Rezemos para que os bem-aventurados Luís e Zélia, pais de Santa Teresinha, sejam incluídos nesta lista de casais santos, amém!

    ResponderExcluir