"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Igreja dominicana aposta na recuperação do protagonismo da família

400 famílias missionárias se mobilizam neste mês
SANTO DOMINGO, quinta-feira, 5 de novembro de 2009 (ZENIT.org).
- O Vicariato Episcopal de Pastoral Família e Vida, da arquidiocese de Santo Domingo (República Dominicana), deu a conhecer a programação das diversas atividades que realizará em setores, paróquias e regiões pastorais da capital em novembro, mês da família, cujo lema para este ano é “A família, lugar de encontro com Cristo”. O anúncio da programação foi feito nesta quarta-feira pelo vigário da Pastoral Família e Vida, Pe. Tomás Vladymir Pérez Candelario, em uma coletiva de imprensa realizada na sala principal do arcebispado de Santo Domingo.
Entre as principais atividades programadas para este ano – informa o vicariato a Zenit – está a Missão Continental Familiar e o I Encontro Internacional Família e Vida 2009, com o tema “A influência da mídia na família”.
A Missão familiar, que consiste em visitas a lares feitas pelas famílias católicas missionárias, anunciando a boa notícia do amor de Deus a cada uma das famílias, será realizada durante os domingos de novembro. Estima-se a participação de mais de 400 famílias.Segundo afirmou o Pe. Vladymir Pérez, neste ano se abordarão alguns dos grandes interesses das famílias de Santo Domingo e do país, tanto na Missão Familiar como no I Encontro Internacional Família e Vida 2009. Este congresso será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório da Casa San Pablo.“As famílias dominicanas – afirmou o Pe. Pérez – estão cada vez mais interessadas em aprofundar no conhecimento das relações família-mídia, mídia-família, já que na atual cultura da informação, da imagem e do som, a influência ‘sofrida’ pelos membros das famílias chegou ao conhecimento que os indivíduos possuem da realidade, aos hábitos e costumes de toda a nossa comunidade.”
No encontro internacional, dissertarão homens e mulheres, de diversas nacionalidades, cuja vida e profissão estão vinculadas aos meios de comunicação e que – a juízo dos organizadores –, com sua participação, manifestam o grande benefício que constitui para o país trabalhar a favor das famílias.
O encontro está dirigido a todas as famílias que desejam participar e o dinheiro arrecadado será destinado aos programas desenvolvidos durante o ano pelo Vicariato Pastoral Família e Vida.Nesse sentido, o vicariato apresentou à opinião pública o programa de rádio “Família, Fonte de Vida”, transmitido às terças-feiras, das 16h às 17h (horário local), pela emissora Vida Fm, como o primeiro degrau alcançado por esta dependência com o estabelecimento de um canal permanente, em que as famílias encontram apoio, iluminação e ajuda para recuperar, pouco a pouco, o protagonismo da vida social, “que hoje é ocupado pela cultura dominante do individualismo”.
Ao finalizar a coletiva de imprensa, a pastoral fez um convite a todos os meios de comunicação a dedicar-se profundamente à promoção de uma nova e urgente “cultura da família”, que saia à frente e detenha a “cultura do indivíduo” na qual esta sociedade está submersa e cujos amargos frutos são, entre outros, o divórcio, o aborto, as drogas, a delinquência – e a consequente insegurança social – e todo tipo de degradação moral.As atividades do mês da família serão encerradas com uma solene Eucaristia, presidida pelo cardeal Nicolás de Jesús no domingo, 29 de novembro, às 10h, no auditório do Colégio Loyola.
Mais informações em www.familiayvida.org.do, www.ced.org.do.

Nenhum comentário:

Postar um comentário