"Poderíamos aqui meditar sobre como seria saudável também para a nossa sociedade atual se num dia as famílias permanecessem juntas, tornassem o lar como casa e como realização da comunhão no repouso de Deus" (Papa Bento XVI, Citação do livro Jesus de Nazaré, Trad. José Jacinto Ferreira de Farias, SCJ, São Paulo: Ed. Planeta, 2007, p. 106)

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Primeiro CASAL de beatos brasileiros!

Os 30 nomes beatificados são dos dois sacerdotes, Pe. André e Pe. Ambrosio, e de 28 leigos! Estes nossos mártires são o retrato de nossas famílias, pois entre eles várias famílias foram sacrificadas: velhos, adultos e crianças, até mesmo bebês de colo, homens e mulheres, unidos para sempre ao sacrifício de Cristo na cruz (CONHEÇA A HISTÓRIA DO MARTÍRIO).
Estão entre os mártires do Rio Grande do Norte as primeiras 5 brasileiras beatificadas (uma mulher casada, três meninas e uma ainda bebê, de cerca de dois meses!).
E entre os mártires encontra-se o primeiro casal de brasileiros a ser beatificado: o Beato Manuel Rodrigues de Moura e sua Beata esposa! Certamente, entre os cerca de 80 fiéis martirizados na capela de Cunhaú enquanto assistiam a missa, vários casais foram mortos, mas somente entre os sacrificados de Uruaçu pudemos conhecer o nome de um deles, o Beato Manuel e esposa. Que este santo casal fale em nome de todos os inúmeros casais ali martirizados, cujos nomes desconhecemos, e, porque não, em nome de todos os casais santos de nosso Brasil. Deus seja louvado nos seus casais santos, nossos pais e mães, nossos antepassados, dos quais recebemos a vida do corpo e a vida da fé! Amém!
“Segundo o Postulador da Causa dos Mártires, Mons. Francisco de Assis Pereira, “a memória dos servos de Deus sacrificados em Cunhaú e Uruaçu, em 1645, permaneceu viva na alma do povo potiguar, que os venera como ínclitos defensores da fé católica”. O processo de beatificação foi concedido pela Santa Sé, no dia 16 de junho de 1989. Em 21 de dezembro de 1998, o Papa João II assinou o Decreto reconhecendo o martírio de 30 brasileiros, sendo dois sacerdotes e 28 leigos.O Monsenhor Assis acompanhou o processo de beatificação junto ao Vaticano, por mais de dez anos, reunindo documentos em pesquisas realizadas em Portugal, Holanda e no Brasil. Deste material resultou o livro Protomártires do Brasil, de sua autoria, lançado no final de 1999”. Não deixe de ler este tocante livro, para melhor conhecer estes nossos mártires! (Publicado pela Ed. Santuário, à venda em todas as livrarias católicas).
“A celebração de Beatificação aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, dia 5 de março de 2000, presidida pelo Santo Padre João Paulo II. Cerca de mil brasileiros participaram da celebração. Durante a Santa Missa, João Paulo II pronunciou sua homilia em italiano, português, polonês, francês e inglês. O Papa fez a seguinte reflexão em português: “São estes os sentimentos que invadem nossos corações, ao evocar a significativa lembrança da celebração dos quinhentos anos da evangelização no Brasil, que acontece este ano. Naquele imenso País, não foram poucas as dificuldades de implantação do Evangelho. A presença da igreja foi se afirmando lentamente mediante a ação missionária de várias ordens e congregações religiosas e de sacerdotes do clero diocesano. Os mártires, que hoje são beatificados, saíram, no fim do século XVII, das comunidades de Cunhaú e Uruaçu, do Rio Grande do Norte. André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro – presbíteros e 28 companheiros leigos pertencem a esta geração de mártires que regou o solo pátrio, tornando-o fértil para a geração de novos cristãos”. (...) Um deles, Mateus Moreira, estando ainda vivo, foi-lhe arrancado o coração das costas, mas ele ainda teve forças para proclamar a sua fé na Eucaristia, dizendo: ‘Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.
Fonte: Santos do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário